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Vale mais a pena ser Produtor digital ou Afiliado?

Se está em dúvida sobre ser produtor digital ou afiliado, trata-se de um negócio em rápida expansão que, ao contrário do que se possa imaginar, traz diversas oportunidades.

Hoje tudo é muito mais simples e acessível para qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Além disso, a pandemia colocou as atividades online no centro da atenção das pessoas, inclusive quanto ao empreendedorismo.

Muitos empreendedores digitais expandiram seus negócios e muitos outros os abordaram em busca de uma nova perspectiva, seja para renda extra ou para criar um negócio digital.

O que é marketing de afiliados

O marketing de afiliados se baseia na promoção de um serviço ou produto que pertence ao produtor e o afiliado os divulga para receber comissões pelas vendas.

Portanto, o afiliado ganha uma porcentagem sobre a venda de cada produto ou serviço, que ele promove por meio de estratégias de marketing digital.

Existem várias formas de fazer marketing de afiliados. Se você é um especialista em sua área e já possui audiência nas redes sociais, no YouTube ou tem um blog com muitas visitas mensais, pode criar um produto e se tornar um produtor.

Por outro lado, se você for afiliado, pode promover esses produtos em seus canais.

Porém, para produtor digital ou afiliado, o ideal é promover produtos relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você tem um blog sobre cachorros, não faz sentido promover produtos de pesca no blog, concorda?

Então, é preciso ter milhares de seguidores para fazer marketing de afiliados? Na verdade, não. Uma das técnicas que os afiliados utilizam é a publicidade paga. Ou seja, links patrocinados no Google Ads e no Facebook Ads.

Não precisa também se preocupar tanto com o investimento. Ao adquirir experiência nas ferramentas de tráfego pago e com um plano bem estruturado, você poderá cobrir todas as despesas já com as primeiras vendas.

Isso não significa que seja fácil, você precisa das habilidades certas.

Diferenças entre afiliado e produtor

Afiliados

Os afiliados se cadastram em plataformas de afiliados e escolhem produtos de determinado nicho para geração de leads e vendas. 

Isso pode ser feito por meio de blogs, redes sociais ou anúncios pagos. É imprescindível que haja coerência entre o enfoque do blog ou site do afiliado com os produtos e serviços aos quais o anunciante pretende dar visibilidade, como já dito anteriormente. 

Entre as vantagens de ser um afiliado, podemos destacar que os custos iniciais são baixos para começar. 

Além disso, o afiliado não precisa ter um produto próprio. Ou seja, não precisa se preocupar com a criação de uma página de vendas, nem com todo o processo envolvido no lançamento de um produto.

Outro ponto importante é que o afiliado pode trabalhar a hora que quiser. Em outras palavras, o horário é bastante flexível e você pode conciliar suas horas de trabalho em casa com o tempo que divide com a família. 

E, por fim, uma vez que a estrutura está pronta e você já possui audiência, as vendas começam a acontecer de forma “automática”. 

Portanto, mesmo que você esteja viajando, de férias, relaxando com os amigos ou mesmo dormindo, o afiliado pode realizar vendas.

Então, produtor digital ou afiliado? Veja o próximo tópico!

Produtor

O produtor, em geral, é alguém que possui conhecimento em determinada área e utiliza esse conhecimento para produzir produtos físicos ou digitais.

Ao cadastrar o produto em programas de afiliados, ele pode permitir ou não a afiliação. Entre as vantagens, podemos destacar que, com o trabalho de marketing digital, o produtor gera renda passiva, depois de ter produzido o produto uma única vez.

Depois de pronto, no caso de cursos online, ele apenas precisará prestar o suporte aos alunos ou atualizar aulas se julgar necessário.

Ao contar com a possibilidade de vendas por meio de afiliados, o produtor pode aumentar bastante a margem de lucro, uma vez que milhares de pessoas podem se tornar afiliadas e impulsionar suas vendas.

Outra vantagem de ser produtor é o fortalecimento da autoridade em seu campo de atuação. 

O que é melhor: ser produtor digital ou afiliado?

Para quem está começando e possui pouco dinheiro para investir, o melhor é iniciar como afiliado. O motivo é que ele não precisará se preocupar com todo o processo e os custos que envolvem a criação de um produto.

Essa é a forma mais prática e democrática de começar um negócio digital, pois é preciso ter apenas acesso à internet e conhecimento das técnicas de divulgação para trabalhar como afiliado.

Por outro lado, se você deseja lançar um produto e não tem intenção de atuar como afiliado, fará mais sentido começar sendo um produtor digital.

Apesar do desgaste inicial para a criação e lançamento do produto, no médio e longo prazo as perspectivas são bem promissoras para quem faz um trabalho constante de marketing do produto.

Portanto, não existe uma opção melhor, ser produtor digital ou afiliado. Ambos podem ser bastante rentáveis e a escolha vai depender de qual é o seu perfil, quanto pode investir ou quanto tempo tem disponível para se dedicar a cada atividade. 

Agora você já deve ter esclarecido suas dúvidas sobre qual escolher, produtor digital ou afiliado, certo?

Quais são as competências necessárias para fazer marketing de afiliados

Ter conhecimento em marketing digital é indispensável, pois as transações de compra e venda acontecem no ambiente online, bem como a geração de potenciais clientes.

Além disso, é necessário conhecer o mercado dos produtos a serem promovidos. Escolha produtos ou serviços que se enquadram na sua área de atuação, para ter uma ideia mais clara do potencial desse mercado.

Em especial, se você for trabalhar como autoridade, e isso vale para produtor digital ou afiliado. 

É importante também escolher um nicho específico e não se lançar em um mercado amplo, onde já poderá encontrar forte concorrência. De preferência, comece em algum subnicho e depois amplie para um nicho maior. 

Para começar, ter um canal do Youtube pode potencializar bastante suas vendas, pois trata-se de uma plataforma que atrai inúmeros visitantes e tem grande potencial de atração de leads. 

Além disso, é uma excelente maneira de trabalhar sua marca pessoal e criar uma comunidade ativa e interessada.

Este método geralmente não requer muito investimento em termos de dinheiro, mas você deve estar disposto a investir tempo e energia no projeto.

Seja produtor digital ou afiliado, você precisará ser persistente e paciente porque os resultados não serão imediatos. 

Somente depois de atingir um público grande que confia em sua marca, você terá retornos financeiros de forma orgânica. Outra opção é investir em tráfego pago, o que não demanda a existência de uma audiência já formada. 

Além disso, a criação de funis de vendas também vai potencializar bastante os seus resultados. Em outras palavras, investir em uma lista de e-mails, fazendo e-mail marketing, ou ter uma lista no Whatsapp ou no Telegram.

Com o funil você tem um número infinito de oportunidades para converter o usuário. Depois de adquirir o contato de um cliente potencial, você pode continuar o processo de venda com uma série de e-mails ou pode fazer upsell e crossell para os seus contatos.

Por fim, trabalhar no marketing de afiliados traz inúmeras oportunidades para produtores digitais e afiliados.

Espero que essas informações tenham sido úteis!

Comentários

1 resposta em “Vale mais a pena ser Produtor digital ou Afiliado?”

Aqui é a Julia Pereira, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.

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