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Produtor, coprodutor e afiliado – Qual a diferença entre eles?

Se você está iniciando ou se já tem algum conhecimento sobre o marketing de afiliados, é comum que surja a dúvida sobre a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado.

Essas são três formas diferentes de trabalhar com o marketing digital de modo a realizar vendas online de infoprodutos ou de produtos físicos.

As oportunidades de ganhos são amplas para cada um desses profissionais. Então, na verdade você precisa entender qual dessas possibilidades atende da melhor maneira o que você deseja.

Cada uma possui suas especificidades, como veremos neste post. Então, para saber como funciona e para escolher qual modalidade se adequa melhor ao seu perfil, continue lendo!

Entenda a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado

Produtor

No marketing de afiliados, o produtor é aquele que cria o produto e o disponibiliza em plataformas de afiliados, como a Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Na maioria das vezes, ele é um expert, ou autoridade naquele nicho. Isso porque grande parte dos produtos vendidos são em formato de cursos ou aulas online. Então, ele ministra essas aulas.

Há também produtos no formato de  e-book, escrito pelo produtor e também comercializado nessas plataformas mencionadas.

No caso de produtos físicos, como produtos encapsulados, o produtor é proprietário daquele produto ou marca. 

Este é um ponto importante para entendermos a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado.

Portanto, além de criar o produto, o produtor digital fica responsável pela divulgação do mesmo por meio do marketing digital.

Para isso, ele pode utilizar o próprio potencial de vendas presente em sua audiência, com o tráfego orgânico do Instagram, Youtube ou site. 

Ou, por outro lado, pode também fazer anúncios pagos, para alcançar outros potenciais clientes, seja por oferta direta ou para captura de contatos, como acontece no caso do Facebook Ads e Google Ads.

Em todo caso, é o produtor quem cria a página de vendas para que fique disponível aos consumidores que desejam comprar o produto. 

Além disso, ele pode permitir ou não a afiliação. Se não houver afiliados ao seu produto, ele detém todo o valor do produto adquirido pelo cliente. 

Se houver vendas por parte de afiliados, ele fica com uma porcentagem, enquanto o afiliado detém outra porcentagem pela venda. 

Co-produtor

Se você deseja saber a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado, o co-produtor, como o próprio nome indica, é alguém que participa na criação do produto junto ao produtor.

Existem diversas tarefas a serem realizadas ao se criar um produto, a maior parte delas está ligada a divulgação e ao marketing digital.

Nesse sentido, o produtor pode delegar essas tarefas a um ou mais co-produtores. Com isso, o co-produtor recebe uma porcentagem sobre os ganhos do produtor ou pode estipular um valor fixo, de acordo com o que combinaram no momento da contratação.

Além disso, a parceria possui um tempo delimitado. Por exemplo, suponha que você seja um advogado e queira criar um curso online. Porém, você não tem nenhum conhecimento sobre criação de site, Social Media, Facebook Ads e outras atividades de marketing.

Nesse caso, a parceria com o co-produtor será muito útil, pois você se encarregaria apenas da criação das aulas e o co-produtor ficaria encarregado de outras áreas importantes na divulgação do produto. 

Assim, você conseguirá tirar a sua ideia do papel para entrar no mercado de forma competitiva e com possibilidades de maiores ganhos. 

Então, o coprodutor atua como um sócio. Nessa parceria, caso se opte pelo pagamento de uma porcentagem das vendas, o coprodutor recebe seu percentual mesmo que a venda seja realizada por um afiliado. 

Logo, continue lendo para saber a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado.

Afiliado

Enquanto o produtor detém os direitos dos produtos, o afiliado é aquele que se afilia ao produto nos programas de afiliados e faz a divulgação do mesmo em sua própria estrutura para realização de vendas.

A cada venda realizada, o afiliado recebe comissão, cuja porcentagem varia de produto para produto. 

Em outras palavras, trata-se de um profissional que obtém ganhos ao fazer o marketing digital e divulgar produtos de um terceiro. Ele, portanto, não é proprietário do produto. 

Além de ser uma maneira de trabalhar para ter uma renda extra, em muitos casos se torna sua fonte de renda principal, pois a escala que é possível na internet permite que os ganhos sejam, inclusive, maiores que os de empregos convencionais do mercado.

Para isso, em geral os afiliados trabalham em tempo integral e possuem uma boa estrutura de vendas, seja para conseguir tráfego e leads de forma orgânica ou por meio de tráfego pago. 

Então, algumas das maneiras pelas quais o afiliado faz divulgação de produtos são: sites, Youtube, redes sociais, Google Ads, Facebook Ads, Whatsapp, Telegram e outras.

O grande atrativo para os que ingressam neste mercado como afiliado é que os custos para iniciar um negócio são bastante reduzidos em comparação ao um negócio físico tradicional. 

Este ponto permite identificar a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado, pois em geral o afiliado é que o arca com menos custos em todo o processo.

Além disso, o afiliado não fica responsável pelo suporte, pela criação da página de vendas e nem por transações de pagamentos, que é intermediada pela plataforma de afiliados. 

Com a divulgação online, o afiliado recebe seus links para divulgar em diferentes canais. Nesse sentido, um cookie referente ao seu link é marcado no navegador do potencial cliente.

Quando o cliente faz a compra pelo navegador, se não for em uma janela anônima, o afiliado recebe a comissão devido ao cookie marcado. 

O que devo escolher para começar: ser produtor, coprodutor ou afiliado?

Agora você já sabe a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado. Mas qual escolher?

Para trabalhar com marketing de afiliados, você pode atuar das três maneiras e não precisar se deter a apenas um desses formatos.

No entanto, caso queira escolher um dos três para começar, isso vai depender também dos recursos disponíveis que você tem para iniciar neste mercado, bem como depende da maneira como você deseja atuar.

Por exemplo, se você já possui uma audiência formada, é um expert e deseja criar um curso, vale a pena começar como produtor, especialmente se você já possui um capital inicial para investir neste negócio.

Por outro lado, se você ainda não é reconhecido como autoridade em determinada área, compensa começar como afiliado e construir sua autoridade ao longo do tempo para vender produtos ao quais você se afilia.

Além disso, mesmo que você não queira aparecer, ou seja, caso não deseje trabalhar como afiliado autoridade, você pode trabalhar como afiliado árbitro, investindo em anúncios pagos.

Ambas as formas de divulgação garantem bons retornos financeiros, sendo que a construção de autoridade leva mais tempo e os anúncios patrocinados costumam trazer retornos mais rápidos. 

Quanto ao coprodutor, essa alternativa é bastante atrativa para os que já possuem conhecimento amplo em marketing digital, mas querem atuar apenas nos bastidores. Em outras palavras, sem aparecer. 

Nesse caso, uma vantagem é que seus custos também serão menores e você já tem uma estimativa de retornos financeiros pelo serviço prestado. 

Então, você não precisará trabalhar para realizar vendas em sua própria estrutura, mas vai auxiliar o produtor a realizar vendas na estrutura dele. 

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre produtor, coprodutor e afiliado? Deixe o seu comentário!

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