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Passo a Passo para Emissão de Nota Fiscal no Dropshipping

A emissão de nota fiscal no dropshipping pode gerar algumas dúvidas para o empreendedor que trabalha com e-commerce e precisa realizar as suas vendas a partir do estoque de parceiros. 

A emissão de Notas Fiscais é uma das obrigações para a qual o vendedor de produtos no meio digital precisa ficar atento. Todas as atividades que envolvem transação comercial com a compra e a venda de produtos abrangem a emissão de nota, declaração de impostos e pagamentos de taxas. 

Dependendo do perfil da empresa do empreendedor, no caso de MEI, pequena e média empresa é possível contar com alguns benefícios e isenções fiscais, porém, a emissão de nota será sempre solicitada, principalmente, quando a venda é B2B, ou seja, realizada entre duas empresas ou pessoas jurídicas. 

Atualmente, quando o empreendedor trabalha o seu projeto de e-commerce através do modelo de dropshipping ele pode pensar que estará eternamente isento das notas fiscais por apenas ser um intermediador nas vendas, porém é importante conhecer as modalidades de notas, os processos de armazenamento das notas e, principalmente, o procedimento de emissão para o cliente final. 

Neste artigo falaremos mais sobre esse tema como forma de orientar desde os mais novos até os mais experientes empreendedores do mercado digital. 

O que é dropshipping? 

Essa modalidade de negócio tem crescido cada vez mais no Brasil. Na língua portuguesa, o “dropshipping” significa “liberação de envio” de mercadoria. 

A loja virtual no caso não precisa ter um estoque próprio para oferecer os produtos para venda, podendo contar com um fornecedor de confiança e de qualidade para realizar a venda e solicitar o envio do produto. 

Trata-se de uma modalidade de e-commerce que permite ao vendedor online (que possui loja virtual própria ou atua através do marketplace) vender produtos através das plataformas digitais sem possuir estoque próprio dos produtos, atuando como um intermediador entre o cliente e o fornecedor. 

A cada venda realizada pelo vendedor online, o produto sai do estoque do fornecedor parceiro para ser enviado para o cliente final que realizou a compra. Considerando que parte do valor da compra vai para o fornecedor e uma comissão é paga para o site que realizou a venda.

Como funciona a operação de Dropshipping? 

O vendedor expõe o produto em seu site ou loja online, o cliente potencial acessa a loja e realiza a compra, o vendedor recebe a ordem de venda e, automaticamente, encaminha a ordem para o seu fornecedor que separa os produtos e envia para o endereço do cliente. 

Veja como funciona o modelo de dropshipping

A Nota fiscal para dropshipping 

Inicialmente, esse modelo de negócio permite ao vendedor ou anunciante digital a possibilidade de vender produtos a partir do estoque de terceiros. Desde que o empreendedor conte com fornecedores de qualidade que tenham um estoque para atender as demandas de mercado. 

Dessa forma, o dropshipping tem a comodidade de não precisar ter um estoque próprio para realizar as vendas e atender a carteira de clientes do e-commerce. 

Apesar de ficar livre de certas responsabilidades como a gestão de estoque e de produtos para a venda e entrega, a atividade exige a emissão de notas pela operação realizada e, principalmente, a busca por serviços de contabilidade, incluindo a da contabilidade digital que oferece a possibilidade de armazenar as notas e os históricos de vendas nas nuvens (servidores dedicados). 

Mesmo que a loja virtual não seja responsável pelo estoque, ao realizar a divulgação, a venda e o envio da ordem de venda para o fornecedor, todo o processo irá gerar o recebimento de valores financeiros para pagar pelo produto, para pagar a comissão do site que realizou a venda e o valor definido para pagar pelo frete do envio. 

Todas essas etapas exigem, pelo menos, a emissão de nota para o cliente final que comprou o produto. 

É importante que a loja virtual esteja organizada para receber os pedidos de compra dos produtos, para repassar as ordens de venda para o fornecedor e, ao mesmo tempo, fazer a solicitação da emissão da nota para o cliente final

É importante ressaltar que, quanto mais organizada é uma empresa, independente de seu porte, mais forças ela terá para crescer e atuar no mercado. Portanto, a organização fiscal é primordial para a abertura e manutenção de uma empresa ou negócio digital.

Qual modelo de Nota Fiscal utilizar?

Para alguns empreendedores, a emissão da nota para esse tipo de operação pode ser complicada, pois considerando o modelo do dropshipping no contexto jurídico ele não é considerado como um processo de venda de mercadorias, mas sim uma intermediação de negócios

Por outro lado, para o consumidor final, ele comprou o produto no site da loja virtual e considera que o produto é de responsabilidade da loja que o vendeu. 

É fundamental que o produto seja entregue pelo fornecedor contendo a nota fiscal como forma de resguardar os direitos do cliente para situações como troca, devolução ou declaração do valor do produto. 

Passo a passo para a emissão de nota fiscal no Dropshipping? 

O modelo de dropshipping abrange um negócio de vendas, serviços e logística, e todo o processo gera a responsabilidade de arcar com todas as obrigações administrativas, fiscais e tributárias que lhe competem.

Todavia, apesar de abarcar um processo de vendas, para o dropshipper, nada mais é do que um operação de intermediação entre o comprador e o fornecedor do produto, porém, dentro da sua plataforma de vendas.

Portanto, consideramos que o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) adequado para este modelo de negócio está relacionado a uma atividade de prestação de serviços através do código 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral.

Neste processo o dropshipper emitirá uma nota fiscal de serviços eletrônica (NFSe) diretamente para o fornecedor a título do recebimento da comissão retida por você no ato do repasse do valor do produto vendido na sua loja. 

Entretanto, caberá ao fornecedor emitir uma NF de venda ou InVoice (dependendo do país onde está localizado) para o comprador do produto. 

Tenha um emissor de notas, automatize o processo

Na hora de emitir suas notas fiscais uma dica legal é tentar automatizar o processo, assim você ganha tempo e  minimiza os erros.

Com um volume grande de vendas, a emissão das notas “uma a uma” pode se tornar um trabalho muito grande e gerar erros no preenchimento das informações necessárias no documento fiscal.

Hoje existem diversos sistemas disponíveis no mercado que automatizam o processo e se conectam com a sua plataforma de vendas on-line.

Entre eles: 

Mas vale lembrar, automatizar o processo ajuda muito no fluxo da sua operação, mas é necessário ter cuidado com a parametrização correta da ferramenta.

Conte sempre com o apoio de uma contabilidade especializada no seu negócio na hora de preencher as informações necessárias, assim você não terá problemas com o fisco.

Atenção redobrada na Contabilidade das entradas de valores

As palavras de ordem aqui são: controle e gerenciamento!

Como a operação de dropshipping faz parte de um processo de intermediação os valores creditados em conta, decorrente das vendas, deverão ser repassados em parte ao fornecedor, retendo seus percentuais referentes às comissões das vendas realizadas.

Para que os valores recebidos a título de repasse não se confundam com o faturamento real da empresa é necessário manter um rígido controle e registro de suas operações.

Somente através de uma organização financeira e contábil correta será possível identificar e registrar todas as operações decorrentes da intermediação das vendas realizadas em sua loja.

Portanto, é preciso deixar evidente essa operação dentro do seu fluxo financeiro e na contabilidade.

Conclusão

Portanto, ao utilizar as técnicas de dropshipping é possível crescer fazendo vendas para diferentes perfis de consumidores, diversificando os produtos e os valores para os clientes. 

Sempre contando com fornecedores de qualidade e de alta credibilidade, investir neste modelo de negócio é bastante oportuno. 

Porém, é fundamental ter bastante atenção com as obrigações fiscais e jurídicas. 

Vale a pena consultar e contratar serviços de contabilidade, incluindo os serviços de contabilidade digital com envio e registro de documentos em servidores digitais seguros ou nas nuvens. 

Todos os esforços visam manter o negócio cada vez mais fortalecido e organizado para o processo de vendas e de organização fiscal.

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