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O que é Marketplace? – veja as vantagens e desvantagens

Atualmente, o mercado digital do marketplace é um modelo de negócio bastante promissor no Brasil. Em nosso país, esse método de vendas surgiria no início dos anos 2010.

Entre os brasileiros, também é conhecido como uma espécie de shopping center virtual, sendo bastante vantajoso para o cliente final e para o vendedor online.

Tanto o cliente quanto o vendedor podem contar com diferentes plataformas de vendas como “Americanas.com”, “Shoptime”, “Walmart”, “Mercado Livre”, “OLX”, “Amazon” e “Bom Negócio”. Esse modelo de oferta de produtos se tornou muito popular nos últimos anos, gerando novas oportunidades de ganho monetário para diferentes perfis de empreendedores.

Neste artigo falaremos mais sobre esse assunto e como o conceito de vendas amadureceu bastante com a popularização desse método de vendas.

O mercado digital do marketplace

Esse mercado funciona de maneira bem simples. O vendedor que se cadastra em uma plataforma de marketplace pode oferecer os produtos de seu próprio estoque ou do estoque de terceiros atuando como revendedor.

No Mercado Livre, por exemplo, existem vendedores oferecendo produtos novos, seminovos e usados. O consumidor poderá encontrar bolsas, sapatos, livros, equipamentos diversos, peças automotivas, eletrônicos, informática e entre outros.

No caso das bolsas, por exemplo, existem itens fabricados pelo próprio vendedor que atua como artesão ou como pequeno fabricante de bolsas e calçados, também encontramos o vendedor que revende bolsas de couro sintético que ele comprou do estoque de um atacadista.

Dessa forma, existem várias maneiras de usar as plataformas de vendas do marketplace para vender diferentes tipos de produtos e serviços, podendo o produto ser produzido pelo vendedor, ser de um estoque próprio ou ser adquirido a partir do estoque de terceiros.

Mas, o que é marketplace?

Acima falamos sobre o conceito básico de funcionamento desse mercado. Mas, a maioria das pessoas fica curiosa em saber sobre o significado dessa palavrinha no e-commerce.

Ao pé da letra, o termo “marketplace” significa “espaço de mercado” ou “ponto de venda”. Na prática, é um ponto de venda que você cria para vender produtos sem precisar abrir uma loja virtual própria.

Basta se cadastrar como vendedor em uma das plataformas indicadas como Shoptime, Mercado Livre, OLX e entre outras.

Essas plataformas funcionam como shoppings virtuais oferecendo milhares de produtos através de centenas de lojas e revendedores cadastrados.

No conjunto, as plataformas procuram oferecer variedade de produtos e marcas, através de diferenciação de ofertas cadastradas.

Como funciona o Marketplace?

Trata-se de uma ferramenta usada pelos vendedores e clientes para oferta, busca e aquisição de produtos. A plataforma é online e digital e permite aos vendedores realizar ofertas para o maior público possível.

Na prática, reúne várias lojas e vendedores em um único portal e age de modo diferente do clube de assinatura ou de um e-commerce tradicional.

Para o vendedor é vantajoso conhecer o mercado digital do marketplace, pois permite expor os seus produtos para um público maior e mais abrangente.

Tipos de marketplaces

Existem tipos de marketplaces que podem orientar diferentes tipos de ofertas e vendedores. Esse tipo de método de plataforma é dividido em:

– B2B (Business to Business)

Esse perfil é referente ao tipo de marketplace que direciona as vendas de uma empresa para outra empresa. Porém, é necessário ter CNPJ para atuar dessa forma.

– B2C (Business to Consumer)

Através do modelo B2C o vendedor ou lojista pessoa jurídica se dedica a vender produtos para pessoas físicas, ou consumidores comum.

– C2C (Consumer to Consumer)

Através desse modelo é permitido que uma pessoa física (mesmo não sendo empresa) venda produtos para outra pessoa física. É uma transação de vendas realizada entre consumidores potenciais que se conectam através das plataformas online.

Vantagens e desvantagens do marketplace

A seguir apresentamos as principais vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de plataforma de oferta de produtos na internet.

Quais são as vantagens?

A primeira vantagem é a visibilidade. Ao compreender o mercado digital do marketplace, o vendedor poderá apresentar e expor os seus produtos para uma audiência maior de clientes potenciais.

Enquanto que muita gente já conhece a OLX ou o Mercado Livre, poucas pessoas acessam a loja virtual da ótica do bairro. Mas, se a ótica também oferecer seus produtos no Mercado Livre, ela poderá atingir um número maior de consumidores.

Quanto maior for a quantidade de pessoas que visitam o link do produto, maiores serão as chances das visitas serem convertidas em vendas, esse fator economiza tempo com esforços em divulgação de produtos e custos com anúncios.

Sendo assim, o portal do marketplace funciona como uma preciosa porta de entrada para o maior número de consumidores possíveis.

Melhores custos

Ao inserir os produtos de sua loja no marketplace, o vendedor reduz custos com administração de loja virtual própria, com pagamento de anúncios para otimizar a divulgação e elevar a visitação para seus produtos com baixo custo.

Elevação das vendas

As vendas se elevarão com a inserção correta dos produtos e com o melhor posicionamento de marcas de produtos dentro do marketplace. Ao anunciar uma bolsa ou sapato no Mercado Livre ou OLX, o vendedor precisa informar todos os detalhes do produto, fotos ou imagens ilustrativas e detalhar informações relativas a valores e prazos de entrega.

Dessa forma, mantendo os produtos bem expostos nas plataformas de vendas e com todas as informações necessárias, as chances de vender mais para um público maior serão sempre elevadas.

Diversidade de público

Ao utilizar o ponto de venda virtual ou shopping center virtual, o vendedor consegue atrair diferentes perfis de público para seus produtos.

No caso de uma ótica ou vendedor de óculos de praia, ele poderá oferecer mais produtos para clientes potenciais de todo o Brasil e até mesmo do exterior.

Ao atender diferentes perfis de consumidores e expondo mais os seus produtos, o vendedor poderá elevar o seu faturamento e investir mais em novos produtos.

E a desvantagem?

Já deu para perceber que a quantidade de vantagens é vastíssima. Porém, é importante considerar que a dependência em relação às principais plataformas de vendas é um ponto negativo a ser superado.

Principalmente, para as empresas que possuem uma loja virtual própria, verificar que as melhores vendas somente acontecem no Mercado Livre ou na Americanas.com apresenta um saldo positivo e, ao mesmo tempo, uma preocupação com os projetos de marketing da loja virtual.

Outro risco é o fato do Marketplace encerrar as atividades e a empresa ou o vendedor ficar “órfão” sem ter outra plataforma ou ter tempo para construir uma nova carteira de clientes em outro portal de vendas.

Outra desvantagem, principalmente para vendedores pessoa jurídica, é o pagamento de taxas e de porcentagens das comissões cobradas pelo marketplace.

O marketplace oferece cadastro gratuito, painel de controle e espaço gratuito para inserção de produtos, porém cobra uma comissão a cada produto vendido, além de outras taxas.

Personalidade da marca e posicionamento

Já existem muitos vendedores que vendem tênis da marca “Nike” na OLX e Mercado Livre, mas a marca Nike possui a sua própria loja virtual para vender ou indicar seus produtos e não utiliza as plataformas populares de vendas digital.

Esse posicionamento pode ser levado em conta, caso você seja dono de um negócio que já possui uma marca forte no mercado.

Conclusão

Portanto, investir no mercado digital de marketplace é bastante oportuno, principalmente, para empreendedores iniciantes. Devemos lembrar que, no ano de 2018, o setor do comércio eletrônico cresceu 12% em relação ao ano de 2017.

É importante investir na diferenciação de produtos e na qualidade para aprimorar a presença do seu negócio no shopping virtual. 

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