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Como emitir corretamente a nota fiscal na venda do infoproduto?

Se você chegou até aqui é porque sua operação digital já está funcionando e você está buscando uma forma legal de reduzir o imposto na venda do seu infoproduto, estou certo?

Segundo o ranking internacional da Tax Complexity Project, o Brasil é um dos países com maior complexidade tributária do mundo, seguidos de perto pela Colômbia, Egito, Albânia e Zimbábue que completam o grupo dos cinco mais confusos.

O Brasil conta com uma bagatela de mais de 60 tributos diferentes, resultando numa carga tributária de 32%, segundo a Receita Federal, como numa burocracia que custa R$ 150 bilhões por ano às empresas.

Por mais simples que pareça a forma com que sua empresa recolhe seus tributos, sua empresa pode estar pagando mais imposto do que o necessário, já que 95% das empresas no Brasil, pagam mais impostos do que deveriam.

Neste post, vamos te ajudar a reduzir o imposto no infoproduto e te colocar nos 5% das empresas que pagam os impostos corretamente, sem dar 1 centavo a mais para o governo.

O que é o infoproduto?

Estamos falando de um produto digital que pode ser oferecido de modo gratuito ou pago através da internet e demais tipos de plataformas como CDs, pendrive e outros materiais de acesso.

Porém, nos últimos dez anos, os infoprodutos ficaram mais populares através de sites e portais de disponibilização e vendas de conteúdo digital. 

O infoproduto pode ser um ebook, curso online, áudio, vídeo, texto, planilha, aplicativos e entre outros tipos de conteúdos e soluções. 

Quando, por exemplo, o usuário acessa um site para adquirir um curso online, ele está consumindo um infoproduto. Geralmente, são produtos digitais que são distribuídos e vendidos com conteúdo educacional ou para facilitar a realização de uma tarefa. 

O crescimento desse mercado se deve a uma intensa transformação digital e mudanças no comportamento do consumidor gerando um grande boom no mercado digital.

Produtor e CoProdutor?

Produtor Digital

Como o próprio nome já diz, produtor digital é alguém que cria um produto digital. Também conhecido como “expert”, esse camarada é o ponto mais importante do processo do infoproduto, pois ele é o responsável pela ideia principal e o desenvolvimento de todo produto, sem ele, o produto digital deixa de existir.

Os principais produtos digitais são:

  • ebooks;
  • cursos e treinamentos online;
  • aplicativos para celular;
  • comunidades de serviços
  • planilhas para downloads;
  • templates de imagens;
  • e muitos outros.

Coprodutor

O coprodutor, como o nome já diz, é alguém que tem uma coautoria, ou seja, aquele que participa conjuntamente no desenvolvimento do produto digital.

Falando assim parece até que o Coprodutor participa no desenvolvimento da ideia principal do produto, mas geralmente não é dessa forma que acontece.

No caso mais comum, o coprodutor do produto digital atua em outra frente do produto, como por exemplo, o marketing. Esse cara se junta ao produtor para ajudá-lo na divulgação do produto digital, através do seu conhecimento do marketing de lançamento, ganhando uma participação sobre as vendas realizadas.

Geralmente os coprodutores são especialistas em tirar grandes ideias do papel e transformá-las em um produto digital viável para o mercado, se utilizando de técnicas de marketing.

Como funciona a parceria do produtor e coprodutor?

Se a gente traduzisse um diálogo entre o produtor e o coprodutor para iniciar a parceria, para a venda de um treinamento online, seria mais ou menos assim:

Produtor: Fala ai Fulano, tô sabendo que tu é fera no lançamento. Criei um curso digital muito top: Como ganhar R$10.000 em 1hora vendendo churros da dona Florinda. Você acha viável esse produto?

Coprodutor: Cara, maneiro hein! Acho super viável, vamos fazer uma parceria e fazer esse lançamento juntos, fechou?

Produtor: Top! Do valor total que entrar, 60% fica pra mim, que tenho a ideia e o produto formatado e 40% fica para você, sendo que o tráfego e as despesas do lançamento ficam por tua conta também. Blz?

Coprodutor: Fechado.

Assim começa uma relação de parceria que irá render alguns milhares de reais em 5 a 7 dias depois do lançamento do produto. É feito um contrato de parceria entre o produtor e o coprodutor definindo as responsabilidades de cada um dentro do processo e bola pra frente.

Neste contrato de parceria, deverá estar claro quais serão as obrigações de cada parte, como os percentuais e valores serão divididos, com quanto (ou como) o produtor e o coprodutor irão se envolver, como será realizado a emissão das Notas Fiscais, etc, delineando exatamente as funções de cada um dentro do acordo.

Um contrato de parceria vai muito além dessas cláusulas, portanto, indicamos procurar um advogado especialista em direito empresarial para te ajudar a fazer um bom contrato.

Nota fiscal do produtor e coprodutor

Diante do contexto da parceria na venda de um treinamento online, por exemplo, o produtor tendo direito de 60% das vendas do infoproduto, de todo o montante das vendas realizadas, emitirá Notas Fiscais até o limite de 60% e, consequentemente o coprodutor emitirá os outros 40% restantes.

O cliente que realizou a compra não receberá duas notas, desde que exista um alinhamento de dados entre a plataforma (Monetizze, Hotmart, Eduzz, etc) e o emissor de documento fiscal que possibilite esse tipo de operação, como é o caso do enotas ou notazz, que fará um sorteio e distribuirá a emissão das Notas Fiscais no percentual pactuado entre produtor e coprodutor.

Contudo, o cliente final que comprou o produto digital do produtor receberá eventualmente uma Nota Fiscal do coprodutor, que ele não conhece, visto que o coprodutor foi o camarada responsável pelo marketing do seu produto.  

Na prática, pelo processo de parceria, tanto o produtor  quanto o coprodutor poderá emitir notas fiscais e recolherá os impostos devidos a sua parte referente ao valor do produto digital. 

Dessa forma, a divisão ficará igual e justa, gerando um melhor acordo de trabalho para ambos. 

esquema para emissão de NF no infoproduto

Quais sistemas vão te ajudar a fazer a divisão das Notas Fiscais?

Atualmente, os sistemas de gestão de notas como o enotas ou notazz ajudam a organizar a emissão e divisão de notas gerando o melhor suporte para produtores e coprodutores, ampliando a segurança para o acesso a todas as notas emitidas para cada venda., desde que o produtor e o coprodutor estejam utilizando a mesma plataforma de emissão de notas fiscais.

Ao utilizar sistemas online que funcionam em servidores nas nuvens, com informação, automatização e organização de histórico de notas conectando dados e acessos.

Ambos, tanto o produtor quanto o coprodutor terão amplo acesso a qualquer nota emitida para os compradores de determinado produto produzido em parceria. 

Ressaltamos que, independente de quem seja o responsável pelo processo de emissão de nota sobre qualquer vendas, todas as vendas e notas estarão visíveis para todos. 

Dessa forma, será mais fácil identificar as vendas e o percentual de responsabilidade de cada um, além de uma visão geral sobre as movimentações de vendas. 

Conclusão

Portanto, o processo de emissão de nota fiscal para produção e coprodução pode ainda causar determinadas dúvidas, principalmente, em empreendedores digitais iniciantes. 

Mesmo no caso de empreendedores experientes, esse tópico pode causar dúvidas em processos de atualização fiscal. É fundamental compreender como funciona a cobrança e o pagamento dos impostos, mesmo que pareça uma tarefa complexa.

Cada parte possui uma função e uma responsabilidade no mercado de produto de conteúdo. É importante saber como funciona a emissão de notas fiscais para coprodução, entendendo a divisão de impostos. 

Neste artigo, apresentamos os principais conceitos a respeito do tema, lembrando que o coprodutor principal sempre assumia a responsabilidade sobre as transações de vendas e que emitia a nota com o valor cheio isentando o coprodutor minoritário. 

Ao organizar a divisão do percentual das vendas, o produtor principal assumirá a taxa referente ao seu percentual de participação bem como o coproduto parceiro sem precisar emitir duas notas com valores cheios por ambas as partes ou somente por um dos produtores. 

É muito importante compreender o conceito de produto digital ou infoproduto e organizar todo o processo de vendas ou emissão e notas fiscais para ficar tranquilo em relação aos pagamentos dos tributos.

Comentários

1 resposta em “Como emitir corretamente a nota fiscal na venda do infoproduto?”

Olá..!! Tudo bem? Fiz uma visita ao seu site, gostei muito.
Dê uma olhada nestas ofertas….

Obrigado.!

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