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Marketing Digital: Como o marketing pode alavancar as suas vendas

O marketing digital visa o objetivo de atrair clientes, construir o conhecimento da marca e vender um produto ou serviço.

Em comparação com as estratégias tradicionais, as digitais têm um potencial de visibilidade imenso. Além disso, elas também são mensuráveis ​​e possuem um custo menor.

Então, qual a melhor estratégia digital para uma empresa que quer aumentar as vendas? Não existe uma única estratégia que seja melhor que as outras. 

Existem, sim, estratégias que devem ser combinadas para se alcançar melhores resultados e, também, para se ter parâmetros do que funciona melhor para o seu negócio. 

Neste artigo iremos descobrir todos os passos fundamentais para criar um plano de comunicação digital eficaz de marketing. Confira!

Dicas para aumentar as vendas online com o marketing digital

Desenvolva o conhecimento da marca

O conhecimento da marca tem relação direta com a confiança do cliente em relação ao seu negócio, o que, por sua vez, afeta as vendas. 

Podemos dizer que, no marketing digital,  quanto mais as pessoas conhecem e confiam na sua marca, maiores serão as vendas.

Para melhorar esse reconhecimento, concentre-se na qualidade dos seguintes elementos:

  • o conteúdo que você produz;
  • os parceiros com quem você trabalha;
  • os fornecedores em que você confia;
  • dos influenciadores com que faz parcerias;
  • a transformação que o seu produto traz para as pessoas;
  • as provas sociais e depoimentos de clientes satisfeitos.

Considere cada item quanto ao impacto de longo prazo que isso pode ter no reconhecimento da sua marca.

Faça e-mail marketing

Com o e-mail marketing, você terá os seguintes benefícios:

  • As taxas de conversão mais altas.
  • Controle total do seu público.
  • Menos competição e mais efetividade do que uma postagem social.

Mas o que fazer para transformar um contato em um cliente? 

Primeiro, você precisa gerar tráfego para uma página do seu site ou uma página de destino específica que contenha um recurso útil para dar em troca de um e-mail.

Esta página deve conter o formulário de aceitação que é usado para coletar e-mails dos visitantes.

Colhido o nome, envie um e-mail de boas-vindas, pois ele tem uma alta taxa de abertura.

Prepare uma sequência de e-mails com o objetivo de informar e educar o seu potencial cliente para efetuar a compra.

Isso não significa que você mandará apenas promoções e ofertas, é preciso enviar conteúdo também.

Faça testes para melhorar a taxa de conversão

A otimização contínua do site e dos canais de comunicação online é essencial para aumentar a taxa de conversão. 

Tente alterar alguns parâmetros e avalie o impacto da mudança nas vendas e analise os dados sobre o comportamento do usuário.

Desde a cor dos botões às fotos dos produtos, todos os elementos podem ser testados no marketing digital. Lembre-se de que mesmo uma pequena mudança pode gerar um aumento nas vendas.

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente também é uma estratégia de marketing digital. Para ter sucesso não basta adquirir novos clientes. O grande desafio é manter relacionamentos duradouros e garantir um elevado nível de satisfação ao longo do tempo. 

É por isso que o atendimento ao cliente é tão importante. Pensando nisso, invista em tecnologia a serviço do cliente, como chatbots, por exemplo. 

As opções disponíveis para atender os usuários são muitas. Logo, identifique aquela que melhor se adapta à forma como seu público interage, procurando oferecer suporte sempre que houver necessidade.

Use a entrega como uma vantagem competitiva no marketing digital

Caso você tenha um e-commerce, o frete grátis é uma das alavancas mais eficazes para incentivar a compra. Além disso, os custos de entrega são uma das principais causas do abandono do carrinho. 

Dessa forma, descobrir que só tem de pagar uma grande quantia a mais na última hora nunca é agradável para o cliente.

Portanto, explique as condições de entrega imediatamente na página inicial do seu e-commerce, tentando ser o mais claro possível em sua estratégia de marketing digital.

Aproveite o potencial do frete grátis para um valor pré-determinado de compras, por exemplo. 

Divulgue promoções estratégicas com marketing digital

Crie ofertas por tempo limitado, utilizando os gatilhos de escassez e urgência para chamar a atenção de clientes. 

Por exemplo, oferecer sempre o mesmo desconto pode ser contraproducente, pois não será uma novidade para o cliente.

Por isso é necessário aplicar diferentes tipos de promoções. Elas precisam ser ofertadas em épocas do ano diversas, com durações e frequências pré-determinadas.

Faça análises de mercado

A primeira coisa a fazer certamente é analisar profundamente o seu setor de negócios, estudando suas características e necessidades. 

Também é necessário analisar a concorrência para entender seu posicionamento e, assim, ter uma visão geral do contexto em que seu negócio está inserido.

Utilize Search Engine Marketing (SEM)

SEM é uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas. Ele atua principalmente em buscadores para canalizar para seu site o maior número possível de usuários interessados ​​no setor ou nas informações oferecidas.

Marketing de conteúdo

Este tipo de atividade utiliza diferentes canais de marketing digital (redes sociais, blogs, podcasts, materiais para download) como veículo de conteúdos textuais e visuais capazes de captar e estimular o interesse do usuário pela empresa e seus produtos e serviços. 

Uma estratégia de conteúdo deve sempre levar em consideração o “funil de vendas”. Em outras palavras, o caminho de compra do usuário, produzindo conteúdos adequados para resolver as diferentes necessidades dos clientes em potencial dependendo do estágio do funil em que se encontram.

Social Selling no marketing digital

Essa é uma técnica de venda cada vez mais difundida, que utiliza os canais sociais para atingir os objetivos comerciais definidos. 

A rede social passa a ser uma ferramenta para conhecer e se relacionar com novos leads para o seu produto ou serviço. 

Graças ao seu caráter imediato, os canais sociais permitem construir e manter uma sólida relação de confiança com os usuários, mesmo após o processo de aquisição e venda.

Cultive o público e retenha os clientes existentes

Uma vez que o lead interessado tenha sido alcançado por meio das técnicas citadas, a estratégia de marketing digital deve incluir uma fase de nutrir o público para acompanhar o usuário até a conversão (a venda propriamente dita).

No entanto, a estratégia não termina com a fase de compra, mas também deve incluir uma interação pós-venda. 

A fidelidade do cliente é, de fato, uma atividade de marketing fundamental para manter os clientes existentes ativos e aumentar o nível de satisfação ao longo do tempo.

Conclusão

O marketing digital é um conjunto de canais, técnicas e ferramentas que ajudam a melhorar a presença online de uma empresa para realizar vendas. 

Ele visa trazer tráfego orgânico ou pago. Para trazer tráfego, existem diferentes canais para fazê-lo, como SEO, marketing de conteúdo, marketing de mídia social, entre outros.

Cada uma dessas atividades, se realizada de forma correta, certamente vai melhorar as vendas de qualquer empresa e aumentar o conhecimento da marca. 

Para uma empresa, digitalizar significa acompanhar a concorrência e atender às demandas dos consumidores que interagem todos os dias com os canais online para fazer compras. 

Por este motivo, o marketing digital é uma ferramenta muito útil para criar relações duradouras com os clientes de forma a buscar sempre o crescimento do seu negócio.

Espero que as informações deste post tenham sido úteis!

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