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Lançamento Semente vale a pena?

O lançamento semente visa promover um produto ou serviço antes mesmo que seja lançado.

Por meio de estratégias de marketing, você terá parâmetros para conhecer e gerar consciência no seu público, de modo a conseguir uma melhor taxa de conversão quando houver, de fato, o lançamento. 

Essa é uma forma eficaz de se planejar e de coletar informações que serão indispensáveis para que suas ações tragam o melhor retorno possível.

Desse modo, essa modalidade de lançamento funciona como um teste para que você aperfeiçoe em cada etapa as estratégias a serem desenvolvidas.

 Para entender melhor como funciona, acompanhe a leitura!

O que é lançamento semente?

A introdução do lançamento semente é indicada para aqueles que ainda não possuem o produto acabado.  

Desta forma, o produtor pode entender a percepção do público e se o seu produto digital tem potencial lucrativo. 

Ao conhecer o público, perceber suas dores, desejos e obter engajamento, você estará efetivamente investindo no produto e aumentando significativamente as possibilidades de vendas, inclusive para atingir o tão sonhado 6 em 7.

Uma vez que esta é uma estratégia que funciona como um termômetro da receptividade do público, a ideia é que os parâmetros sejam avaliados e ajustados desde o início.

É interessante lembrar que o produto ou serviço oferecido no lançamento semente se pauta em pesquisas e análises precedentes, feitas com públicos que têm a maior probabilidade para se tornarem clientes.

Dessa forma, você consegue perceber como é a receptividade do mercado à oferta. 

Portanto, o principal elemento desse tipo de estratégia é que ela pode ser feita mesmo que o produto ainda não esteja finalizado.

Esse método é bastante empregado em promoções no marketing digital, por exemplo.

Logo, o pré-lançamento pode oferecer benefícios ou bônus adicionais para quem comprar antes do lançamento propriamente dito, inclusive com algum desconto irresistível.

Como fazer um lançamento semente

Prepare o público 

O marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de atingir um público qualificado. Logo, faça a antecipação de conteúdos que se relacionem ao produto a ser lançado.

Desse modo, o público interessado terá contato com a sua marca e sua oferta. Nessa fase, é importante investir em pontos relacionados à dor de sua persona. Sua tarefa é fazer com que o público perceba que tem um problema a ser resolvido.

Valide a ideia

Após as etapas de construir um público, faça questionamentos a esse público sobre o problema, para verificar se o seu cliente potencial está realmente passando por essa dor.  

As respostas podem ser verificadas em formulários do Google, por exemplo, ou em sua própria mídia social.

Desta maneira, você pode validar sua ideia, além de socializar e fazer remarketing quando o lançamento ocorrer de fato.

Mesmo que você ainda não tenha um produto já desenvolvido, o objetivo do lançamento semente é testar a viabilidade do projeto.

É relevante que você tenha ou crie uma lista de contatos, seja da sua própria audiência ou por meio de captação de leads. 

Storytelling

Nesta etapa, a ideia está mais bem desenvolvida. Então, tenha um storytelling relacionado ao produto desperte emoções e a curiosidade do lead. 

Identifique como você pode ajudar o público e como essas estratégias foram favoráveis ao seu próprio negócio.

Contar uma história é uma forma de divulgar essas novidades e tornar o público mais receptivo ao seu produto. 

Os formatos do storytelling podem se encaixar para redes sociais, e-mails ou webinars, por exemplo. O ideal é que haja uma preparação em sequência desses conteúdos, de modo a gerar mais interação.

Desenvolva o produto 

Nesta fase você já tem um discernimento sobre o que levar ao mercado com pressupostos relacionados ao interesse do seu público. 

Agora, delimite qual será o produto, que pode ser ebook, mentoria exclusiva ou um curso digital.

Acima de tudo, preocupe-se em desenvolver um produto de qualidade, pois é isso que garantirá a sua lucratividade.

Planeje quais serão os meios de pagamento e os procedimentos de divulgação também. Pode parecer mais complicado no início, mas o resultado final será muito gratificante.

Além disso, ao avaliar a interação dos membros de sua lista, você precisa saber exatamente como aliviar a dor de seu público.

Lançamento

Nesta etapa, seu lead já está interessado em saber sobre a sua oferta. Então é o momento de divulgar detalhes sobre o lançamento. 

Se as etapas anteriores forem seguidas estrategicamente, você possivelmente não terá muitas dificuldades. 

Para ser efetivo o lançamento, a divulgação precisa ser realizada por meio de um webinar ao vivo. Isso cria mais proximidade com os leads, que querem se certificar de que estão obtendo um produto único.

O ideal é que você mantenha um prazo de venda de 3 a 7 dias, com o intuito de criar um senso de urgência e escassez. 

É muito comum que o pico de vendas aconteça já no primeiro dia e, também, no último. 

Logo, o site precisa estar funcionando corretamente, além de conseguir atender à demanda, sem entrar fora do ar e sem apresentar problemas técnicos.

Avalie o feedback 

Após o lançamento, é essencial também ter o feedback do cliente, independentemente de quantas vendas você fez. 

Além do mais, tente coletar feedback de leads que não chegaram a finalizar a compra. Eles são potenciais clientes que poderão comprar seu produto em outro momento. Por isso, é  bom saber quais são as objeções.

Assim, você consegue entender o que precisa melhorar para realizar mais vendas.

Ferramentas para fazer um lançamento semente

Criar iscas digitais 

Para captar leads para o seu funil de vendas, será preciso criar iscas digitais, como ebooks, checklists ou outros materiais informativos.

Para isso, essa captação pode ser feita por meio de um site, para levá-los para a sua lista de e-mail. 

Outra maneira possível é por meio do Whatsapp ou Telegram, de forma que você capture o contato e envie o material por meio de mensagem no aplicativo.

E-mail marketing

Para se comunicar com seus leads, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas por possuir boa taxa de conversão.

Nesse caso, você pode usar ferramentas pagas ou gratuitas. Porém, as gratuitas contêm uma quantidade limitada de leads que podem entrar no funil.

Depois de oferecer a isca digital e ter o contato do seu potencial cliente, você cria uma sequência de e-mails para informá-lo sobre o lançamento e o produto.

Página de vendas

A página de vendas é o meio pelo qual o lead fará efetivamente a compra. 

Para construí-la, você precisará contratar uma hospedagem. E, para torná-la o mais profissional possível, você possivelmente precisará de uma ferramenta que auxilie a construção dessa página, como o Elementor, por exemplo.

Vale lembrar que uma boa página de vendas pode fazer toda a diferença na decisão do lead entre comprar ou não o produto. Portanto, é preciso que seja bem planejada.

Vantagens de fazer um lançamento semente

Existem diversas vantagens em fazer um lançamento semente. Confira abaixo as principais:

  • Conhecer o comportamento dos consumidores.
  • Construir uma lista de potenciais clientes.
  • Promover o engajamento com o público.
  • Permitir que o lead tenha consciência do produto.
  • Educar o público.
  • Consolida-se como autoridade.
  • Ter uma visão mais sólida do mercado.

Portanto, o lançamento semente permite que sua marca tenha visibilidade para um público qualificado e que possui interesse no seu produto.

Conclusão

Se você deseja lançar um produto digital, mesmo que ele ainda não esteja pronto, fazer um lançamento semente é um excelente método para saber se o produto vai atender às expectativas da audiência.

Um lançamento exige muitos desafios, especialmente quando o infoproduto ainda não está finalizado ou está em fase de teste e desenvolvimento.

Nesse sentido, ao se envolver com o seu público, você saberá qual é a melhor solução para a dor dos seus leads antes de lançar o produto.

Para isso, há todo um passo a passo que você deve seguir, como vimos neste artigo.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o lançamento semente? Deixe seu comentário!

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