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Dropshipping: entenda as vantagens e desvantagens

Se você chegou até nosso artigo é porque está passando pela sua cabeça entrar no mundo do e-commerce, mas provavelmente está sem grana para investir. Todavia, viu ou ouviu alguém dizer que é possível começar uma loja virtual investindo muito pouco.

Como resultado disso você está querendo entender um pouco mais das vantagens e desvantagens do Dropshipping – uma modalidade do e-commerce que pela praticidade e custo reduzido, tem se destacado entre os novos modelos de negócios digitais.

O dropshipping é um método de negócio e de vendas inovador que permite o desenvolvimento de empreendedores individuais com custos mínimos para a criação de ofertas de produtos e serviços.

Inicialmente, o dropshipping permite expor produtos pertencentes ao estoque de terceiros em sua loja virtual, a realização das vendas ocorre a partir de ordens de compra que autorizam a saída do produto do estoque do fornecedor (marca produtora ou atacadista autorizado) diretamente para o endereço do cliente final que realizou a compra.

Esse método proporciona ao vendedor ou anunciante trabalhar com estoque de terceiros ou de fornecedores autorizados, sem precisar ser responsável pela entrega ou manuseio do produto.

Dessa forma é possível lucrar bastante a partir da diferença calculada entre o preço final do produto e o valor inicial do produto praticado pelo fornecedor.

O que é o dropshipping?

Esse termo, na língua inglesa, tem origem da aglutinação de duas palavras, a primeira é “drop” que significa “soltar” e a segunda é “shipping” que significa “remessa” ou “envio”.

Na tradução literal, a palavra dropshipping significa “soltar a remessa” ou “liberar o envio”.

Dessa forma podemos compreender esse método de vendas como algo simples e bem orientado para empreendedores que buscam novas formas de ganhar dinheiro trabalhando com estoque zero.

Uma das principais vantagens do dropshipping é a possibilidade de ganhar comissões a cada ordem de venda sem precisar de estoque próprio e, o melhor, sem precisar manusear produtos e embalagens para realização do envio.

Outra vantagem fundamental é a do estoque permanecer sob a responsabilidade do fornecedor ou parceiro de vendas, na prática, o dono da loja virtual não necessitará trabalhar com a renovação de estoque ou com o desenvolvimento de produtos.

O Fornecedor do Drophipping

É muito importante para o anunciante escolher bons fornecedores. É essencial escolher marcas fornecedoras, atacadistas e varejistas parceiros que ofereçam qualidade, fidelidade e, sobretudo, bom prazo de entregas.

Sabemos que, quando o cliente sofre com uma experiência de compra negativa, a loja virtual perde credibilidade e poderá perder vendas no futuro.

Ao selecionar o fornecedor, é importante saber escolher a categoria de produtos que se pretende trabalhar. Atualmente, o dropshipping permite trabalhar com uma infinidade de produtos e serviços, como relógios, games, computadores, smartphones, acessórios de informática, cosméticos, itens para alimentação saudável, vestuário e entre outros tipos de produtos.

O vendedor anunciante precisa identificar segmentos que sejam de fato mais lucrativos e que estejam em alta para elevar seus lucros com as vendas.

O fluxo de vendas

  1. O fluxo de vendas, geralmente, acontece por meio de quatro etapas de vendas:
  2. O anunciante ou vendedor direto expõe o produto em sua loja online, neste caso a loja pode ter domínio e hospedagem própria ou existir através de marketplace;
  3. O cliente potencial visita a loja virtual e realiza a compra;
  4. A empresa fornecedora receba a ordem de venda e, automaticamente, envia o produto para o cliente final;
  5. O vendedor confirma a entrega e os valores pagos.

Veja como funciona o modelo de dropshipping

A questão fiscal

Ao acumular vendas e receita, tanto o fornecedor quanto o vendedor/anunciante deverão declarar os valores dos produtos e do lucro obtido na declaração de imposto de renda da empresa ou pessoa física (caso o vendedor atue como pessoa física, que consideramos grande risco fiscal).

Porém, no caso do vendedor ou anunciante que oferece o produto em sua loja é orientado que ele abra sua empresa e formalize o seu negócio, escolhendo o melhor modelo de tributação possível, exceto na qualidade de MEI (Micro Empreendedor Individual).

As vantagens do dropshipping

No decorrer deste artigo apresentamos as principais vantagens dessa modalidade de negócio, a seguir listamos as principais para conscientizar melhor os empreendedores.

Estoque zero

Ao adotar o dropshipping o empreendedor pode trabalhar com estoque zero, sem precisar ter o seu próprio inventário de produtos e sem precisar manusear produtos ou embalagens para realização do envio.

Redução de custos

Ao ficar livre das atividades de envio, o vendedor não precisará arcar com os custos do frete e não precisará ter toda a infraestrutura necessária para realização do envio dos pedidos.

Faça de qualquer lugar

Ao utilizar uma loja virtual própria ou marketplace, o vendedor pode trabalhar em casa sem precisar gastar com custos de aluguel de sala comercial ou ponto físico de vendas.

Outras vantagens do Dropshipping

Dentre os pontos vantajosos desse modelo de negócio, precisamos enfatizar a redução drástica de custos.

Imagine um vendedor especializado em venda de acessórios de informática tendo que manter um vasto estoque de “fones de ouvido”, ao trabalhar por meio do dropshipping ele poderá vender diversos modelos nacionais e importados sem precisar ter o seu próprio estoque.

Além da redução de custo financeiro, há a redução do custo com o gasto de espaço físico que seria necessário caso o vendedor tivesse seu próprio estoque, e a elevação da diversificação de produtos.

O vendedor também fica livre de avarias, desvios ou furtos de mercadorias. Lembrando que ter um estoque próprio gera a necessidade de manutenção das mercadorias e investimento em segurança.

Dessa forma, o vendedor investirá mais tempo em táticas de vendas, de exposição de produtos contando com custos fixos mais baixos.

​Diferentes segmentos

Além de diversificar os modelos de produtos, o vendedor poderá atuar em diferentes segmentos, podendo vender fones de ouvido junto com outros produtos como smartphones, cd-r e entre outros.

​Reforçando a marca

É importante ressaltar que o vendedor deve reforçar a marca de sua loja para ela ter mais presença nos resultados do Google e ser considerada como uma forte referência para atrair novos clientes.

As Desvantagens do dropshipping

O dropshipping oferece alguns riscos como o não controle sobre a logística, pois a entrega é de responsabilidade do fornecedor, em casos de atrasos pode prejudicar a reputação do vendedor.

Dependendo do tipo de produto, a margem de lucro pode ser baixa, sendo importante selecionar categorias de produtos mais lucrativas. A competição também é bastante alta, pois outros vendedores já atuam nesse tipo de mercado.

Sendo assim, avalie as oportunidades e os riscos para se organizar da melhor forma possível como vendedor anunciante.

​Conclusão

Portanto, esse modelo de negócio é bastante oportuno. As vantagens do dropshipping superam as desvantagens e os riscos que podem ser controlados e superados com orientação certa.

É fundamental que o vendedor mantenha a imagem positiva de seu e-commerce selecionando os melhores parceiros e fornecedores.

A atividade ajuda a diluir os custos fixos e operacionais contando com bons catálogos de mercadorias de qualidade e de alto interesse de mercado.

Um dos fatores que pode elevar as vendas é oferecer produtos de forma exclusiva para centralizar a procura. A exclusividade, a inovação e a diferenciação dos produtos ajuda a atrair mais leads e clientes.

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