fbpx
Compartilhe:

Dropshipping na Shopee: Vale a pena fazer?

Não é novidade que as empresas de marketplace vêm crescendo cada vez mais no mercado. Com a situação que o Brasil e o mundo se encontram diante da pandemia, elas ganharam ainda mais notoriedade.

Logo, os comerciantes e donos de lojas precisaram se adaptar a essa nova realidade em que poucas pessoas estão saindo de casa para realizar compras. Assim, os marketplaces e as lojas de dropshipping já fazem parte de nossa realidade.

Mas e você? Sabe como funciona o dropshipping e se vale a pena investir neste novo modelo de negócio? Neste artigo separamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira a seguir!

 O que é o dropshipping

Dropshipping é um método para você revender produtos sem ter que comprar essas mercadorias com antecedência, ou mesmo sem ter que fazer um estoque. Dessa forma, é possível anunciar produtos em plataformas virtuais, como o Mercado Livre e Shopee.

O termo dropshipping ganhou muita popularidade nos últimos anos, principalmente com a ascensão da internet. E apesar de ser similar ao marketplace, não pode ser considerado igual por possuir algumas diferenças que você precisa conhecer.

Vale salientar que no método de dropshipping, a mercadoria sequer passa pelas suas mãos. Ela irá do seu fornecedor diretamente ao seu cliente. Por isso, a principal vantagem dessa modalidade é começar um negócio, uma loja, sem praticamente nenhum investimento.

Isso porque você não terá custos com um estabelecimento físico, tampouco dispor de dinheiro para pagar aluguel e armazenar o seu estoque. Além do fato de você não correr grandes riscos se não conseguir vender sua mercadoria. Sem contar com o fato de que toda a logística será responsabilidade do seu fornecedor.

O que é a Shopee

A Shopee é uma empresa nova em comparação às outras do mercado. A marca foi fundada em 2015 e já é líder no mercado em 7 países. No Brasil, ela passou a atuar desde 2019 e com os impactos da pandemia cresceu de modo ainda mais acelerado.

Dentro do marketplace é possível encontrar produtos tanto de origem nacional, quanto internacional. Além disso, a Shopee oferece várias facilidades. Dentre elas, pode se ressaltar o filtro que encontra os vendedores mais próximos de você.

Dessa maneira, você economiza e ainda consegue encontrar a melhor oferta. Por fim, o site se apresenta como um excelente canal de vendas, principalmente daqueles produtos que já têm uma boa saída no mercado.

Como meio de pagamento, a empresa utiliza a Ebanx, considerada uma das mais seguras, além de ser internacional. Então, para quem vende, certamente isso é um benefício.

Vantagens Shopee

Muitas são as vantagens para quem decide realizar vendas através da Shopee. A primeira e mais interessante delas é a comissão paga pelo marketplace, a melhor do mercado com um valor de 12%. Já para aqueles vendedores que são cadastrados no Programa de Frete Grátis Extras, as comissões podem chegar a 18%. 

Além disso, o site não cobra comissão pelos pedidos cancelados, tampouco pelo frete. Isso é muito vantajoso para os comerciantes, pois sabe-se que o frete é um dos principais impedimentos no momento de realizar uma venda.

Outro diferencial é a possibilidade de realizar o parcelamento em até 6 vezes sem juros. E o melhor de tudo: sem fazer cobranças tanto de quem compra, quanto de quem vende. Além de antecipar o pagamento ao vendedor, sem nenhuma taxa.

Mais um ponto que deve ser citado quando o assunto é vantagens é o investimento pesado que a marca realiza em marketing e propaganda, além do suporte aos vendedores que precisam solucionar problemas, independentemente de qual seja.

Pode fazer dropshipping na shopee?

A resposta é depende! Algumas pessoas já conseguem ganhar dinheiro fazendo dropshipping na Shopee, no entanto a plataforma ainda não aceita esse modelo de negócio. Contudo, separamos algumas dicas para você que deseja testar e se aventurar nesse método.  

A primeira coisa a se fazer para começar com o dropshipping nacional na Shopee é realizar o seu cadastro na plataforma. Feito isso, você deve buscar por fornecedores que disponham de um bom preço para que você possa realizar suas compras.

Uma dica valiosa é buscar por sites que façam a integração das plataformas de marketplace.

Há empresas que realizam esse processo e fazem a integração, não somente com a Shopee, mas também com outras plataformas marketplace, como o Mercado Livre e Amazon.

Para que a integração seja possível é necessário realizar um cadastro nas duas contas e fazer todas as configurações vigentes. O próprio site cumpre essa tarefa, se você tiver cadastro na Shopee.

Vale ressaltar também que no site da Shopee é preciso mudar as configurações de envio e ativar a opção “impressora térmica.” Assim, a etiqueta de envio irá diretamente para o seu fornecedor.

Em seguida, é preciso realizar os anúncios dos produtos que você tem intenção de revender sem possuir um estoque em casa. 

Vale a pena fazer dropshipping na shopee?

Há divergências ainda quando o assunto é se realmente vale a pena realizar dropshipping pela Shopee. Isso porque o método de compra e venda não é permitido pelo site de acordo com as regras vigentes da plataforma.

Assim, existem pessoas que relatam não ter tido problemas com esse modelo de negócio, enquanto outras afirmam que tiveram suas contas banidas, no momento que a Shopee identificou que o vendedor estava fazendo envios para endereços diversos. 

Por essa razão, acredita-se que mesmo com algumas opções disponíveis no mercado, ainda não seja o momento de trabalhar com esse modelo de negócio, devido às inconstâncias apresentadas pela Shopee. 

Conclusão

Como você pôde perceber, ainda não é uma unanimidade que o dropshipping na plataforma Shopee funcione de maneira eficaz. No entanto, para você que busca ganhar dinheiro com esse modelo de negócio pode se aventurar a fazer testes e encontrar uma maneira que funcione para você e a sua loja. 

Tudo depende da sua disponibilidade, vontade de arriscar e motivação. Como foi mencionado, o negócio já rende lucros para algumas pessoas, mas os critérios e a quantidade de envios para uma pessoa ser banida da conta ainda não estão muito claros. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *