fbpx
Compartilhe:

Por que contratar uma empresa de contabilidade especializada em infoproduto?

A contabilidade especializada em infoproduto tem se tornado cada vez mais necessária nos últimos tempos. Para legalizar um negócio virtual é importante contratar um contador e organizar todas as atribuições fiscais da empresa.

Com a orientação de uma empresa de contabilidade que possui conhecimentos no mercado de infoproduto, o seu negócio digital desenvolverá habilidades e processo de formalização para atuar de modo legal e bem orientado.

É importante valorizar as atividades da empresa ou do negócio digital que está começando na internet e, por outro lado, procurar todos os melhores caminhos para formalizar o negócio.

Devemos ressaltar, inicialmente, que a contabilidade digital é considerada uma ferramenta estratégica essencial para o plano de negócios e para os esforços de vendas.

A contabilidade especializada em infoproduto

A dedicação de um profissional de contabilidade é importante para orientar o empreendedor digital sobre notas fiscais, direitos e deveres com o a Receita Federal, Estados e Municípios, organização financeira, planejamento tributário para redução de impostos, entre outras iniciativas fundamentais para a organização do seu negócio digital.

O que é um infoproduto? 

Quando falamos em “infoproduto” nos referimos a produtos que existem somente no formato digital como cursos onlines, e-books, aplicativos, palestras online, códigos, arquivos em mp3, imagens e entre outras possibilidades. 

Esse tipo de produto digital pode ser oferecido gratuitamente ou precificado por meio de pagamento direto ou assinatura mensal. Os produtos digitais podem ser comercializados em lojas virtuais, sites autorizados, blogs e plataformas de vendas orientadas para infoprodutos como Hotmart e Eduzz, por exemplo.

Todas as vezes que uma pessoa se cadastra em um site para adquirir um curso online ou para baixar um e-book ele está consumindo um infoproduto. 

O mercado de infoprodutos 

Para começarmos a falar sobre infoproduto, precisamos entender o papel de cada peça dentro desse maravilhoso tabuleiro desse modelo de negócio:

Produtor Digital

Ele é o “cara”. Mas conhecido como “expert”, ele é o “dono” do produto, e na mairoia produtos digitais, ele é quem está à frente das aulas dos cursos ou no caso de e-book, é o produtor do conteúdo. Como o prórpio nome já diz, o expert é o indivíduo com habilidade ou conhecimentos especiais que o fazem dominar determinado saber ou fazer humano.

Co-Produtor

Esse é o personagem que vai viabilizar a venda do seu produto, portanto, ele que irá cuidar de todo o processo de vendas, desde a estratégia utilizada até a venda propriamente dita, sendo responsável por todo o marketing digital envolvido no processo de vendas.

No mundo do infoproduto, o co-produtor é como se fosse um sócio. Ele receberá uma porcentagem das vendas do produto, que é definido em um contrato de parceria com o produtor.

Afiliado

Os afiliados são pessoas ou empresas que se afiliam ao produto para ter o direito de vendê-los, ganhando uma comissão(definida pelo produtor) sobre as vendas que realizar.

O afiliado pode utilizar sua própria estrutura de vendas, através de seu link de afiliado ou pode direcionar seus leads para uma página de vendas disponibilizada pelo produtor, para que dessa forma, também faça a sua venda.

Por fim, o ambiente de inforproduto é vasto e as estratégias podem abranger o envio de e-mails, publicação de artigos em blogs, apresentação de vídeos no YouTube e entre outras possibilidades de geração de publicidade para o produto ficar mais conhecido. 

Atualmente, as pessoas procuram cada vez mais informações nas plataformas digitais e estão valorizando o uso de e-books, cursos online e até mesmo de planilhas prontas para atender diferentes necessidades. 

Por outro lado, é essencial que o produto digital tenha alta qualidade e supere até mesmo os similares. Dessa forma, o produto irá superar as expectativas do cliente potencial. 

Esse mercado se desenvolve primordialmente na internet, ela é também o melhor meio de divulgação e venda dos produtos digitais. Antes da internet, o infoproduto era distribuído somente através de CDs e DVDs individuais ou encartados junto com outros produtos físicos como as revistinhas de informática nas bancas de jornais. 

Entre os anos 1990 e 2000, por exemplo, era bastante comum os clientes comprarem cursos e amostras de softwares através de CDs encartados em revistas nas bancas de jornais. 

A partir dos anos 2000, a veiculação de produtos digitais diretamente nas plataformas digitais começou a se tornar mais popular. 

Além de qualidade, o infoproduto precisa resolver uma necessidade do cliente que muitas vezes precisa desenvolver novas habilidades através de um curso ou e-book, por exemplo. 

Quais os benefícios de legalizar minha empresa? 

Seja para o produtor, co-produtor ou afiliados que atuam como pessoas físicas ou jurídicas, é indicado sempre legalizar o negócio e sair da informalidade.

O enorme volume de vendas e o aumento de faturamento repentino acende um grande holofote para os cruzamentos eficientes da Receita Federal, que podem acabar com a sua operação, caso seja fiscalizado.

Todo projeto na venda de produtos digitais busca criar oportunidades e gerar lucros, porém é importante investir em qualidade no processo de desenvolvimento de produtos, atendimento, rotina operacional e, principalmente, organizar a área administrativa e contábil da empresa.

Considerado o surgimento e o crescimento de novos negócios digitais, sempre surgirá a demanda fiscal, além da organização de dados tributários e contábeis.

É indicado manter a contabilidade sempre em dia, orientando da melhor forma os processos administrativos e organizando a empresa em seu processo de declaração de impostos e emissão de notas. 

A importância da gestão fiscal dos produtos digitais 

Com a ajuda da contabilidade para infoprodutos, será possível realizar o monitoramento de dados, valores e notas a serem organizadas. Por outro lado, além das responsabilidades fiscais, o contador ajuda a avaliar se a receita da empresa ou do negócio digital está abaixo do esperado para cobrir os custos e as despesas.

O trabalho da contabilidade também ajuda na aplicação de minuciosa análise a respeito da situação financeira do negócio, considerando dados referentes ao faturamento, inadimplência, rentabilidade dentre outras informações financeiras.

Dessa forma, o empreendedor terá pleno conhecimento sobre o estágio financeiro de seus produtos digitais e de sua empresa, o que ajudará no processo de tomada de decisões.

A partir de todas as orientações geradas pela contabilidade, o empreendedor poderá traçar novos caminhos e novos investimentos, considerando dados demonstrativos como o demonstrativo de fluxo de caixa, demonstrativo de resultado de atividades e as taxas de retorno.

No caso do infoproduto, o produtor também paga impostos sobre todas as vendas realizadas, e o mesmo compromisso abrange a plataforma de vendas e os vendedores afiliados. 

É importante incluir todos os valores envolvidos com as vendas para evitar problemas fiscais e contábeis. Sendo assim, podemos reiterar que a contabilidade para infoprodutos orienta para a emissão de notas fiscais e organização de valores.

Como uma contabilidade especializada em infoproduto pode me ajudar com isso? 

Precisamos lembrar que o contador não atua somente para orientar a respeito do pagamento de impostos ou organizador de documentos. 

Da mesma forma que o perfil das empresas e dos negócios online amadurecem, a atividade do contador também evolui. O bom profissional de contabilidade também atua para indicar caminhos para isenção de impostos, seleção de investimentos mais lucrativos, ajudar em novas tomadas de decisão e seleção de instrumentos metodológicos e práticos para otimizar o negócio.

Esses benefícios de gestão são fundamentais para qualquer tipo de empresa, seja ela digital ou não. Afinal, a inovação requer orientação, organização e identificação das melhores estratégias. 

O mercado digital tem crescido bastante nos últimos anos, gerando uma imensa demanda por novos tipos de produtos. Manter as contas em dia ajuda bastante a tornar a empresa ou o projeto digital mais fortalecido, principalmente, quando o produtor conta com a orientação de um bom contador.

Conclusão 

Até há poucos anos atrás, o mercado do infoproduto ainda era um monstro para alguns, hoje, bem mais estruturado se mostra uma enorme oportunidade para quem deseja empreender no mercado digital.

Para ajudar no crescimento sustentável, é necessário um parceiro contábil que entenda do seu nicho de mercado, ajudando a cuidar de toda estrutura contábil, fiscal e tributária, trazendo alternativas legais para que sua empresa não pague mais imposto do que o necessário e tenha maiores ganhos financeiros.

 

Comentários

2 respostas em “Por que contratar uma empresa de contabilidade especializada em infoproduto?”

Gostei bastante do conteudo 🙂 Queria saber mais, como
faço?

Deolindo Oliveira

Olá Bélit Araújo, tudo bem?

Que bom que vc curtiu nossos artigos. São feitos com muito 💙!

Para falar com a gente, você pode mandar um Whats clicando aqui neste link, pode também mandar uma mensagem pelo site, pelo telefone (21) 2018-4927 ou até mesmo pelo insta no @contabilidadenanuvem.

Para tentar adiantar, vou te mandar um email! Bjus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *