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Marketplaces: Conheça os 10 marketplaces mais utilizados no Brasil

Imagine um grande shopping center, que abriga as melhores lojas do Brasil e até do mundo, todavia, sem as imensas filas na praça de alimentação, a busca incessante de vagas no estacionamento e nenhum vendedor perguntando a cada 3 minutos: – Precisa de ajuda? 

Seria o melhor dos mundos, não acha? Isso existe e chama-se Marketplace. O marketplace é como um shopping center, só que online, onde diversos lojistas e marcas colocam à venda suas mercadorias.

A cada venda realizada na plataforma, o marketplace recebe uma comissão – Um vendedor bombado! rs

Tudo começou com as lojas online que abriram caminho para este maravilhoso modelo de negócio. 

Neste artigo apresentamos o conceito fundamental dessa plataforma de vendas e a lista dos 10 melhores existentes no nosso país. 

O que é marketplace?

O primeiro “piloto” de marketplace foi o ebay, uma plataforma simples que abrigava diversos vendedores. No início de tudo o ebay se comportava como uma plataforma que conectava colecionadores e consumidores de itens raros.

Estamos falando de um modelo de negócio que começou a amadurecer com mais força nos anos 2010. Porém, entre os anos 1990 e 2000, já existiam algumas plataformas online de vendas, lembrando que o Mercado Livre entraria no Brasil em meados dos anos 2000, mesmo período do surgimento do primeiro modelo do Shopping UOL que, na época, atendia somente empresas.

Evolução cronológica do Marketplace no Brasil

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Devemos considerar esse modelo de negócio e vendas como um shopping center virtual, sendo um local digital bastante vantajoso para o vendedor pessoa jurídica e pessoa física que possui produtos novos ou usados para serem vendidos através da internet de forma simples e direta. 

Porque vender no marketplace

Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen em 2019, o faturamento do marketplace foi de R$17,6 bilhões, enquanto o e-commerce faturou R$26,4 bilhões. A pequena diferença do faturamento em relação ao crescimento médio mostra que o marketplace está ganhando cada vez mais adeptos.

Ainda de acordo com a pesquisa, somente no primeiro semestre de 2019, o marketplace teve um crescimento de 13%, comparado aos 12% da média do e-commerce. Apesar do número inferior de pedidos realizados no marketplace, o ticket médio das vendas em relação ao e-commerce é bem maior.

Com esse crescimento e cada dia mais ganhando a graça dos consumidores, é vantajoso e barato para os pequenos lojistas trabalhar em um espaço já consolidado pelas grandes marcas do mercado, dando uma maior visibilidade aos seus produtos, atingindo um potencial que seria difícil conseguir sozinho.

Vender no marketplace deixou de ser uma questão de facilidade de infraestrutura para ser uma estratégia de crescimento nas vendas. Estar fora dos marketplaces pode ser um tiro no pé.

10 Principais Marketplaces no Brasil

Mercado Livre

Como citamos anteriormente, este marketplace é um dos mais conhecidos no Brasil e na América Latina, atingindo a marca da empresa mais valiosa da América Latina em em 2020. 

Atualmente, possui mais de 300 milhões de usuários registrados, 200 milhões de ofertas em tempo real e mais de 10 compras realizadas a cada segundo, com destaque para o setor de eletrônicos e moda masculina e feminina. 

Essa plataforma proporciona a possibilidade de vendas de produtos novos e usados de qualquer categoria ou segmento, seja elas, por pessoas físicas ou jurídicas.

Uma ferramenta gratuita muito interessante do Mercado Livre para ajudar os milhares de vendedores da plataforma, na busca por qual produto vender, é o Mercado Livre Tendências, a qual apresenta os produtos mais buscados na plataforma por categoria. Dá só uma olhada nos 10 primeiros resultados dos produtos mais buscados em eletrodomésticos em agosto/2021, por exemplo:

  1. Aquecedor de água elétrico
  2. Fogão consul
  3. Aquecedor portátil
  4. Prensa francesa
  5. Maquina de cafe expresso
  6. Calefator
  7. Cilindro de massa
  8. Chaleira eletrica 220v
  9. Lavadora extratora
  10. Aquecedor de ar

Amazon

Conhecida como a loja que vende de tudo, começou em meados dos anos 2000 na internet norte-americana na garagem de seu fundador, Jeff Bezos. 

Em seus primeiros anos, vendia livros novos e usados, leitores de e-books, CDs e DVDS, mas nos últimos anos começou a vender outros tipos de produtos, desde camisetas até eletrodomésticos.

Também criou uma plataforma para que vendedores pessoa física ou jurídica abrissem suas lojas internamente dentro da Amazon para vender seus próprios produtos ou para revender produtos de outros fornecedores.

Hoje a Amazon chega ao Brasil com as menores taxas aos para utilização do seu marketplace.

Magazine Luiza ou Magalu

Também conhecida como MagaLu, essa marca investe tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais, e permite também a revenda de produtos de terceiros. 

A marca também conseguiu aglutinar as marcas Netshoes e Zattini em seu portfólio e market share no mercado.

Com mais de 35 milhões de acessos mensais e uma infinidade de ferramentas que facilitam o atendimento personalizado tornam esta belezura uma marketplace de respeito para seus comerciantes parceiros. 

Via Varejo

Essa marca é uma das líderes no mercado brasileiro com mais de 1 milhão de pedidos mensais em vendas. Essa marca gerencia os sites das Casas Bahia, Extra, Loja HP e Ponto Frio.com. 

Além do grande volume de pedidos e alcance deste marketplace, a plataforma oferece que seus anunciantes parceiros criem os anúncios diretamente na própria plataforma.

B2W

Classificada como o maior e-commerce do Brasil pelo estudo anual da Internet Retailer em 2019, esse marketplace é um dos mais profissionais do Brasil, sendo formado pelo Submarino, Shoptime e Americanas.

Atualmente, são 59 milhões de acessos e 610 milhões de visualizações de páginas por mês, e juntos, esses três portais atingem mais de 1 milhão de pedidos por mês, possibilitando seus anunciantes veicularem suas ofertas nessas três lojas. 

GFG

A GFG (Global Fashion Group) é responsável por três grandes sites de modas e artigos de vestuário na internet brasileira. 

Ela engloba a Dafiti (Moda), a Tricae (Produtos para bebês e crianças) e a Kanui (Esportes e estilo de vida). Também permite que outros fornecedores coloquem seus produtos disponíveis para comercializar determinado produto para cada nicho de cliente potencial. 

Centauro

A Centauro é muito conhecida pelas suas lojas físicas, mas também possui um forte marketplace permitindo oferecer diversos tipos de produtos. 

Recentemente, a marca comprou as operações da Nike Brasil, tornando-se a distribuidora oficial da marca norte-americana em nosso país. 

O grande foco do e-commerce e marketplace da Centauro são  vestuários, calçados, acessórios e equipamentos esportivos. 

Madeira Madeira

Essa marca de e-commerce cresceu bastante nos últimos anos na internet brasileira, atraindo clientes que buscam móveis fáceis para serem montados e usados em casa e no escritório. 

Essa marca é um e-commerce dedicado para vendas de produtos de bens para o lar, fundado no ano de 2009 no estado do Paraná. Essa loja já atingiu mais de 1 bilhão de dólares de valor de mercado.

OLX 

Não poderíamos ficar sem citar a OLX, ela é um dos marketplaces mais citados e buscados na intenet brasileira. Essa marca está entre os 25 sites mais acessados em todo o mundo. 

Além de permitir que empresas e pessoas vendam produtos novos, também permite a venda de produtos usados em diferentes categorias e segmentos. É um grande concorrente do Mercado Livre e do Shoppe.

Elo 7

Decidimos citar o site da Elo 7 por ser um marketplace brasileito bastante acessível para pessoas físicas, MEIs e pequenas empresas dedicadas para o setor de criação, artes e mobiliário de pequeno porte.

O seu principal objetivo é incentivar a venda de produtos ligados ao artesanato, ao mundo da arte e à criação, sendo um importante canal para empresas e pessoas que atuam como artesãos, artistas, designers e criativos de diferentes categorias que queiram vender desde uma camiseta até uma cadeira de vime. 

Dica Bônus: Shoppe

Uma nova marca que chegou recentemente à internet brasileira é a Shoppe. Inicialmente, oferecia somente produtos oriundos da China e de outros países asiáticos, porém essa marca de marketplace está se tornando cada vez mais global e já está criando espaços para atrair fornecedores e vendedores brasileiros. 

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os melhores markeplaces do Brasil, lembrando que cada marca possui um posicionamento para cada tipo de perfil de produtor ou revendedor online.

É importante considerar o tempo de atuação do site, o nível de acessibilidade para a plataforma e, principalmente, o modelo de vendas de cada plataforma. 

Sabemos que o marketplace oferece maior visibilidade para os seus produtos, seja você um produtor ou vendedor pessoa jurídica ou pessoa física. 

Em muitos casos, existem marketplaces que aceitam somente pessoas jurídicas com CNPJ, como no caso do site da Americanas.com. O Mercado Livre, por sua vez, aceita pessoas jurídicas e físicas dependendo do tipo do perfil do vendedor e de seus produtos. 

Outro fator a ser levado em conta é a quantidade de visitas que o site recebe, quanto maior a audiência maior será o público e a geração do cliente  potencial para o produto. 

Considerando esses fatores, a empresa e o vendedor poderá reduzir custos com publicidade online e tempo dedicado para a divulgação.

Mesmo que o produto seja muito novo ou desconhecido no mercado, vale a pena inserir ele nas plataformas de vendas oferecidas pelos shoppings online. 

O marketplace funciona como uma preciosa porta de entrada para o seu produto, atraindo maior confiança do consumidor e mais credibilidade no mercado.

É importante conhecer cada tipo de marketplace e avaliar qual tipo mais se assemelha ao produto que o empreendedor tem em mãos para projetar as melhores vendas na internet. 

 

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