fbpx
Compartilhe:

Como ganhar dinheiro na internet com negócios digitais?

Até muito pouco tempo ganhar dinheiro com negócios digitais, através da internet parecia uma coisa de outro mundo e uma prova real disso foi a recusa da gigante Blockbuster, maior rede de videolocadoras do mundo em comprar a Netflix e assumir o negócio por apenas míseros 50 milhões de dólares (hoje a Netflix é avaliada em 70 bilhões).

Então… A Netflix tá ai, já a Blockbuster faliu.

Empreender digitalmente, trabalhando de casa, fazendo seus horários e faturando em alguns casos até 7 dígitos já é a realidade para muitos. Mas como ganhar dinheiro na internet com negócios digitais?

Se você chegou até aqui procurando sobre isso, senta ai, prepare-se para a leitura, que eu prometo te ajudar.

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é utilizar exclusivamente a internet para vender produtos ou serviços. Por ser um modelo de negócio altamente escalável, ele tem ganhado muita relevância ultimamente. Já é possível vender produtos ou serviços para qualquer lugar do mundo e ganhar muitos milhares de reais ou até em dólar com seu próprio negócio digital.

Quais são as possibilidades?

Só para você entender o tamanho de mercado, o número de usuários de internet no Brasil em 2019 chegou a 134 milhões, e durante a pandemia causada pelo COVID-19 o e-commerce no Brasil cresceu mais de 50% e as maiores empresas do setor movimentam cerca de R$ 94 bi. É muita grana!

Existem várias formas de empreender digitalmente, veja só:

Infoprodutos

Como o próprio nome já diz, o infoproduto são produtos digitais disponibilizados na internet, que pode ser oferecido gratuitamente (geralmente estes são iscas digitais – mas isso fica para um próximo post) ou pagos.

Quem produz o infoproduto é chamado de infoprodutor ou expert, ele é o cara que detém o conhecimento sobre um determinado assunto e através de sua didática oferece todo seu conhecimento através da internet, sendo geralmente fornecido por videoaulas, ebooks, podcasts, screencasts.

Na grande maioria, os produtos digitais são voltados para educação, uma espécie de treinamento prático, online, focado na experiência já vivida pelo infoprodutor e o conteúdo é distribuído dentro das plataformas especializadas como a hotmart, eduzz, ticto, entre outras.

Afiliados

Se chegou até aqui com certeza já ouviu falar em programa de afiliados e está procurando uma explicação de fácil entendimento, portanto, vamos ao que interessa.

Afiliado é alguém que indica produtos de terceiros e recebe uma comissão por isso. Resumidamente esse modelo de negócio digital, ele se torna um promotor de vendas e divulga um produto, para isso, basta afiliar-se a uma plataforma de afiliados digitais, e as suas vendas são contabilizadas por meio de um link exclusivo gerado pela plataforma, que identifica automaticamente cada venda realizada, dessa forma, todas as comissões são contabilizadas na plataforma.

O legal de ser afiliado é que existe uma diversidade enorme de produtos digitais, o que dá a você a possiblidade de encaixar isso no seu nicho preferido.

e-commerce

O e-commerce ou também conhecido como loja virtual é uma forma de venda de produtos através de uma plataforma de vendas, que pode ser dentro do seu site ou através de uma plataforma de terceiros.

Posso te afirmar que este tipo de negócio digital exige do empreendedor muito mais dedicação e conhecimento. Por se tratar de varejo, mesmo que online, o empreendedor vai precisar ficar craque na operação que evolve este modelo, como precificação, embalagem, logística, estoque, marketing, etc, sem falar em toda burocracia tributária e contábil envolvida.

Uma loja virtual é bem parecido com uma loja física, portanto, quando falamos de investimento no negócio, não vá pensando que é muito mais barato do que ter uma loja no shopping por exemplo, já que não vai precisar pagar uma fortuna de aluguel.

O shopping não aluga o espaço e sim compra a audiência – e custa caro, hein. Na loja online ter audiência é um trabalho árduo que demanda investimento em tráfego patrocinado e orgânico que você conseguirá criando conteúdo relevante para eles.

Como o custo para montar uma loja virtual costuma ser alto (site, plataformas de integração, estoque mínimo, marketing) e o tempo de retorno leva em média 2 anos, para os marinheiros de primeira viagem a dica é começar por plataformas de marketplaces como Mercado Livre, até que o negócio esteja validado para depois investir em uma loja virtual própria, fugindo das altas taxas praticadas pelo ML.

Marketplaces

Se você quer começar a vender produtos pela internet, tem pouco capital para investir e não sabe como começar, o marketplace é para você.

O marketplace é um espécie de shopping com várias lojas e um mix de produtos quase ilimitado, só que online, portanto sem sair de casa, seu cliente poderá comprar qualquer tipo de produto da sua vitrine.

Nesta modalidade você não precisa fazer nenhum investimento na construção e divulgação de uma loja virtual, já que a maioria dos marketplaces estão com tudo pronto e mastigado para que você coloque sua vitrine em exposição, mesmo que de uma forma mais básica.

Para começar a vender em marketplaces como Amazon, Mercado Livre, NetShoes, Via Varejo, Shopfacil, basta realizar o cadastro nas plataformas e seguir as diretrizes de cada uma delas, lembrando que você poderá vender em mais de um marketplace.

Youtube

Uma pesquisa realizada pela VidMob, plataforma de inteligência artificial para marketing, obtida com exclusividade pela EXAME, mostra que, na comparação entre 2019 e 2018, houve um aumento de 53% no uso da rede social dedicada aos vídeos.

Com mais de um bilhão de usuários, espalhados por todo o mundo — são 88 países e 76 idiomas diferentes — com uma audiência diária de um bilhão de horas de vídeos, o youtube é um prato cheio para ganhar dinheiro na internet.

Se você possui mais de 18 anos (pode ser um responsável legal), um celular ou uma boa câmera, uma conta gratuita no youtube, boas ideias e desenvoltura é possível receber alguns milhares de dólares com entretenimento de qualidade ou não, desde que gerem muitas visualizações e curtidas.

Para começar a ter retorno financeiro no youtube — o que chamamos de monetização — o criador dos vídeos deve alcançar um número mínimo de seguidores e exibições dos exibição dos vídeos, em horas, para só então, se cadastrar de forma gratuita no YouTube Partner Program.

Depois de inscrito no programa, os vídeos começam a veicular anúncios e o Youtuber recebe os valores de acordo com o tempo de visualização e clique nos anúncios. Os valores são calculados por visualizações — custo por mil — em que, a cada mil visualizações o youtuber recebe um valor que corresponde a U$ 0,60 e U$ 5,00 pagos em dólar.

Além da exibição de anúncios nos seus vídeos é possível tirar uma grana extra com anúncios gráficos, exibidos na pagina do seu canal, que aliás, é a forma mais rentável de remuneração prevista no Ads.

Existem outras formas de receita dentro do youtube como Clube de canais, estante de produtos do canal, super chats e stickers e youtube premium, mas, isso fica para um outro momento.

Conclusão

Existem muitas formas de começar um negócio digital e empreender na internet, o que você precisa saber é o que mais te agrada e começar.  Durante minha jornada aprendi que o mundo é de quem faz e não de quem fica somente planejando.

Se você tem uma vontade e aptidão para empreender no mundo digital, comece o mais rápido possível pois o mundo não é de quem tem as melhores ideias e sim daqueles que as executam.

Errar faz parte do processo de aprendizagem, erre, erre e erre de novo, só assim, saberá o que pode fazer melhor em cada etapa do seu processo.

Precisa de ajuda com o mundo digital? Vem pra cá que a gente te ajuda.

 

Comentários

7 respostas em “Como ganhar dinheiro na internet com negócios digitais?”

excelente materia, gostaria de um empresa para marketing
digital para dar um up em meu site
segue https://editordevideo.com.br

Deolindo Oliveira

Olá!! Muito obrigado pelo seu comentário. Posso te indicar a empresa Saldanha Web.

Grande abraço.

TOP demais! Que conteúdo show…
Ganhou sem dúvidas um seguidor para seu Blog
Abraços

Deolindo Oliveira

Fala meu amigo! Top hein!! Muito bom quando a gente consegue atingir nossos objetivos. Queremos ajudar muito mais pessoas através dos nossos conteúdos.

Segue a gente lá no insta: @contabilidadenanuvem

Vem pra Nuvem Contábil!! rs

Olá tudo bem!
Muito bom este site.
Desejo sucesso!!!
Gostaria de convida-los a acessar
https://sistcomsistemacomercial.com.br

É isso ai valeu
brigaduuu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *