7 dicas essenciais para ter um ecommerce de sucesso
Construir um ecommerce de sucesso é um desafio complexo, pois envolve um conjunto de ações e decisões a serem tomadas.
Além de ficar atento aos principais players do mercado, é preciso garantir uma compra segura, fidelizar o cliente e traçar uma estratégia inteligente de marketing digital.
Para abrir um e-commerce, os investimentos necessários não são muito altos. Porém, vender online é uma arte e exige experiência e capacidade de análise de mercado.
Ao vender por meio de um comércio eletrônico, você segue também regras semelhantes às do comércio tradicional.
Por exemplo, ninguém espera um grande fluxo de clientes sem fazer um mínimo de publicidade online ou ofertas promocionais. Portanto, tente determinar de imediato quais são suas possibilidades de ganho e que tipo de competição você enfrentará.
Você precisa ter uma ideia das dores e dos desejos de quem compra pela internet e de quais informações o cliente necessita antes de comprar. Além disso, como você pode fazer com que o cliente volte e visite seu site de forma regular?
Portanto, é imprescindível adquirir bons conhecimentos na área de marketing online, ou ser acompanhado por um especialista para ter um ecommerce de sucesso. E, dessa forma, ir ao encontro das expectativas dos seus clientes online.
Para entender melhor o tema, veja a seguir as dicas para ter um comércio eletrônico bem sucedido!
Tenha um plano de negócios para criar um ecommerce de sucesso
Um plano de negócios é essencial para você se planejar e para ter em mente questões importantes para a execução do seu ecommerce.
De forma simples, redigir um plano de negócios de comércio eletrônico envolve, segundo a Hubspot:
- Ter um resumo executivo: É uma visão geral de uma ou duas páginas do seu negócio. O objetivo de um resumo é permitir que as partes interessadas saibam o que o plano de negócios conterá.
- Listar e descrever sua empresa: Esta é a seção que requer mais detalhes, pois destaca o que você está vendendo. Para começar, forneça uma visão panorâmica de seu produto ou serviço.
- Fazer uma análise de mercado: Tenha informações sólidas do setor em que você atua. Por exemplo, conheça seu público-alvo, faça uma análise de concorrência e saiba das tendências presentes e futuras.
- Descrever questões legais, tributárias e considerações financeiras: Tenha em mente as estruturas jurídicas e financeiras. Liste a legalidade e todos os custos necessários para iniciar o e-commerce, pois são informações cruciais para investidores e para partes interessadas.
Como você pôde perceber, um ecommerce de sucesso requer um bom planejamento.
Tenha um estoque vertical organizado para ter um ecommerce de sucesso
Diferentemente do estoque horizontal, o estoque vertical no e-commerce se caracteriza pela especialização em poucos produtos em maior quantidade. Ao invés de milhares de produtos diferentes na sua loja virtual, como acontece no estoque horizontal, o estoque vertical prioriza produtos mais específicos para um determinado nicho.
Por exemplo, um ecommerce que vende apenas determinado produto para atletas. Isso permite uma melhor capacidade de expor o produto.
Como o foco é em apenas uma ou em poucas categorias relacionadas, é possível projetar a experiência do usuário de uma forma que a estratégia de vendas seja mais efetiva ao dar destaque a todas as características do produto.
Isso não significa que não se possa utilizar o estoque horizontal. Porém, o estoque vertical, além de gerar uma demanda mais específica e direcionada de marketing, vai te ajudar a não imobilizar o dinheiro com mercadorias que podem ficar encalhadas no estoque.
Escolha uma boa plataforma de vendas
Quando seus clientes selecionam um item, ele é colocado no carrinho e é lá que eles definem suas preferências e informações de pagamento.
Porém, as plataformas de comércio eletrônico de hoje oferecem muito mais do que isso. Por isso, para ter um ecommerce de sucesso, é interessante você conhecer alguns critérios antes de escolher uma plataforma de vendas.
Algumas plataformas oferecem um conjunto completo de ferramentas em um pacote. Outras permitem que você monte sua própria solução para fins específicos.
Além disso, existem algumas opções de código aberto sofisticadas, por exemplo. Por outro lado, requer alguma experiência técnica e nem sempre há suporte envolvido.
Outro ponto importante é que o processamento de pagamentos seja um serviço integrado e seguro.
Diversifique a forma de pagamento para ter um ecommerce de sucesso
A experiência do cliente em seu site deve ser capaz de satisfazer suas necessidades com serviços adequados, concorda?
Portanto, o método de pagamento é uma alavanca que muitas vezes influencia os consumidores na escolha do e-commerce.
Além disso, se houver uma diversidade de formas de pagamento, isso reduz possíveis rejeições na hora de fazer a compra. Tudo isso contribui para um ecommerce de sucesso.
Algumas dessas formas de pagamento são:
- Cartão de crédito.
- Paypal.
- Cartão pré-pago.
- Pix.
- Boleto.
- Transferência bancária.
É uma medida simples que pode fazer grande diferença para o seu negócio!
Invista em mais de um canal de vendas
Para chegar aos seus clientes e oferecer-lhes um produto ou serviço, seu ecommerce pode contar com diferentes canais de vendas.
Esses canais de distribuição, portanto, representam os caminhos a serem seguidos para que os produtos cheguem ao usuário final.
Cada canal tem sua especificidade e apresenta vantagens. Isso significa que você pode adaptar seus métodos de negócio a diferentes canais para atingir os objetivos desejados.
Assim, você consegue identificar qual é o mais vantajoso ou rentável de acordo com sua estratégia .
Alguns exemplos de canais de vendas são:
- Marketplaces.
- E-mail marketing.
- Redes sociais.
- Google Ads.
- Facebook Ads.
Essas são excelentes maneiras de atrair mais tráfego para o seu comércio eletrônico e construir um ecommerce de sucesso!
Invista pesado em marketing: tráfego pago e marketing de conteúdo
Ao contrário do SEO, que é um instrumento para ser encontrado de forma orgânica no Google de longo prazo, o tráfego pago permite, no curto prazo:
- Aumentar a visibilidade do seu negócio.
- Direcionar mais tráfego para o seu site.
- Estimular conversões de leads ou vendas de seus produtos.
Dessa forma, um público segmentado com interesse no seu produto o encontrará facilmente por meio dos seus anúncios.
Por outro lado, é interessante utilizar também estratégias de marketing de conteúdo. É uma estratégia de longo prazo que traz resultados consistentes para o seu empreendimento.
Isso porque o marketing de conteúdo tem por objetivo levar o cliente a comprar de você. Para isso, é preciso atraí-los com conteúdos, que contribuem também para fortalecer sua identidade de marca e trazem credibilidade para o seu negócio.
Torne sua loja segura
Diversas pessoas possuem dúvidas sobre a segurança das transações digitais. Isso porque existem pessoas mal intencionadas que coletam dados financeiros do visitante, por exemplo.
Por isso, para criar um ecommerce de sucesso, é importante prestar muita atenção à segurança dos sistemas de pagamento. Principalmente para evitar que golpistas roubem dados de clientes.
Nesse sentido, é bom usar sistemas que criptografam dados de cartão de crédito e protocolos especiais para a transmissão desses dados.
Logo, é importante que o site tenha certificado digital de segurança e que seja “https”, em vez de “http”. Isso indica que você está transmitindo dados por meio de uma conexão segura.
Outra forma de garantir a segurança do cliente é fazer com que ele acesse o site por meio de um nome de usuário e uma senha (procedimento de autenticação).
Dica Extra: Tenha uma contabilidade especializada no seu modelo de negócio
A contabilidade não diz respeito apenas às contas da empresa, mas é o centro da sua estratégia comercial e financeira, a fim de melhorar a sua rentabilidade e prevenir riscos.
Portanto, é um elemento essencial de uma empresa. Além disso, o contador exerce trabalho em conjunto com todos os outros departamentos: vendas, recursos humanos, marketing e comunicação, jurídico.
Na verdade, os especialistas em contabilidade permitem uma gestão eficaz dos seus recursos e de acordo com os critérios legais
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